domingo, 18 de fevereiro de 2007
sábado, 10 de fevereiro de 2007
Autor: Eduardo Garofalo
Sem título (nº 3)
acrílica s/ tela
50cm x 70cm
2006
Tentei fazer com que trabalho lembrasse ou soasse como os retratos mortuários mencionados na postagem anterior. Fora isso, a imagem acabou com o aspecto de que está derretendo, além do cabelo "a la" As Meninas, de Velasquez. O resultado me agradou. Gosto bastante deste trabalho.
P.s.: esta tela estará exposta no 16º Encontro de Artes de Atibaia/SP, junto com estas outras 2:
http://www0.fotolog.com/eduardosg1971/11326600
http://www0.fotolog.com/eduardosg1971/11920983
Inauguração e premiação: dia 7/7/2007, 16h
local: Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret, Al. Lucas Nogueira Garcez, 511, Parque das Águas, Atibaia-SP
Período da exposição: a confirmar
informações: tel.11-4412-7776
http://www.atibaia.sp.gov.br/cultura
quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007
Os Rostos de Fayum
ARTE NA ANTIGÜIDADE:
Os retratos de Fayum
Um exemplo bastante significativo da miscelânea cultural presente no Egito após diferentes períodos de dominação aparece no estilo artístico empregado nos chamados retratos de Fayum. Produzidos com a técnica da têmpera ou da encáustica, essas obras datam do século I d.C. ao século III d.C. (embora a concentração maior se dê nos séculos I e II). São, portanto, do período de dominação romana.
Neles pode-se observar uma mescla de elementos culturais egípcios, gregos e romanos. A técnica de pintura dessas imagens é oriunda da escola de um pintor grego, do período helenístico, chamado Apelles. Por isso, muitos helenistas consideram os retratos como sendo gregos.
Mas não se pode menosprezar a influência romana. Muitos dos retratos são realistas, característica marcante da arte romana (há muita semelhança com os afrescos de Pompéia, por exemplo). Ressalte ainda para a classe algumas características tipicamente romanas como as vestimentas (a túnica, o manto), as jóias e os penteados, que seguiam a moda imperial da época (as mulheres seguiam a moda das imperatrizes romanas).
Existem também retratos de soldados, representados por jovens atletas portando sobre a cabeça uma coroa de louros e tendo o torso nu. Essa expressão de virilidade pode estar relacionada às crenças funerárias egípcias, onde tanto o aspecto viril como o sexual remetem à idéia de vida, de renovação e, portanto, de imortalidade.
Aplicados nas múmias, os retratos tinham função semelhante à da máscara funerária tradicional, marca egípcia das crenças a respeito do além-túmulo. Muitas pessoas retratadas seguram nas mãos uma grinalda e uma taça de vinho, símbolos associados ao deus grego Osíris. Por outro lado, são pessoas provavelmente ligadas a uma elite romana.
Imagens:- - -
Eu admiro muito a Arte desses retratos anônimos de Fayum.
http://commons.wikimedia.org/wiki/Fayum_mummy_portraits
São muito belos (principalmente os femininos, como este da foto), altivos e solenes;
São misteriosos, pois são retratos de pessoas anônimas, feito por artistas idem; nunca saberemos quem foram (artistas e modelos). Esse anonimato é fascinante.
E estão quase que intactos até hoje, 2000 anos depois;
Totalmente oposto à época de hoje, da "arte efêmera".