quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007


Os Rostos de Fayum















ARTE NA ANTIGÜIDADE:


Os retratos de Fayum

(fonte/autor: http://novaescola.abril.com.br/especiais/olimpiadas2004/html/plano_egito.htm)

Um exemplo bastante significativo da miscelânea cultural presente no Egito após diferentes períodos de dominação aparece no estilo artístico empregado nos chamados retratos de Fayum. Produzidos com a técnica da têmpera ou da encáustica, essas obras datam do século I d.C. ao século III d.C. (embora a concentração maior se dê nos séculos I e II). São, portanto, do período de dominação romana.

Neles pode-se observar uma mescla de elementos culturais egípcios, gregos e romanos. A técnica de pintura dessas imagens é oriunda da escola de um pintor grego, do período helenístico, chamado Apelles. Por isso, muitos helenistas consideram os retratos como sendo gregos.

Mas não se pode menosprezar a influência romana. Muitos dos retratos são realistas, característica marcante da arte romana (há muita semelhança com os afrescos de Pompéia, por exemplo). Ressalte ainda para a classe algumas características tipicamente romanas como as vestimentas (a túnica, o manto), as jóias e os penteados, que seguiam a moda imperial da época (as mulheres seguiam a moda das imperatrizes romanas).

Existem também retratos de soldados, representados por jovens atletas portando sobre a cabeça uma coroa de louros e tendo o torso nu. Essa expressão de virilidade pode estar relacionada às crenças funerárias egípcias, onde tanto o aspecto viril como o sexual remetem à idéia de vida, de renovação e, portanto, de imortalidade.

Aplicados nas múmias, os retratos tinham função semelhante à da máscara funerária tradicional, marca egípcia das crenças a respeito do além-túmulo. Muitas pessoas retratadas seguram nas mãos uma grinalda e uma taça de vinho, símbolos associados ao deus grego Osíris. Por outro lado, são pessoas provavelmente ligadas a uma elite romana.

Imagens:

Metropolitan Museum

Wikipedia

- - -


Eu admiro muito a Arte desses retratos anônimos de Fayum.

http://commons.wikimedia.org/wiki/Fayum_mummy_portraits

São muito belos (principalmente os femininos, como este da foto), altivos e solenes;

São misteriosos, pois são retratos de pessoas anônimas, feito por artistas idem; nunca saberemos quem foram (artistas e modelos). Esse anonimato é fascinante.

E estão quase que intactos até hoje, 2000 anos depois;

Totalmente oposto à época de hoje, da "arte efêmera".

Nenhum comentário: